SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número especialJapão e Índia: soft balancing como uma reação à ascensão da China?Brasil, China, EUA: uma relação triangular? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Política Internacional

versão impressa ISSN 0034-7329versão On-line ISSN 1983-3121

Resumo

VADELL, Javier; RAMOS, Leonardo  e  NEVES, Pedro. As implicações internacionais do modelo chinês de desenvolvimento do Sul Global: Consenso Asiático como uma rede em potencial. Rev. bras. polít. int. [online]. 2014, vol.57, n.spe, pp.91-107. ISSN 0034-7329.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7329201400206.

O trabalho pretende analisar a ascensão econômica e política da República Popular da China (RPC) no século 21 focando, especificamente, na evolução do seu modelo de desenvolvimento sui generis e seus desdobramentos nos países periféricos dos sistema capitalista, ou do "Sul Global". O objetivo deste artigo é analisar a relação China/Sul Global no século 21 como conformação de uma nova rede de poder global baseada na interdependência comercial e de investimentos, cujo resultado está sendo a "relocalização" da América do Sul e da África na divisão internacional do trabalho, ancorada numa relação centro-periferia reformulada, a qual denominamos de "Consenso Asiático".

Palavras-chave : África; China; América Latina; neoliberalismo; rede de poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )