SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número especialBrasil, China, EUA: uma relação triangular?Relações Sul-Sul e a Escola Inglesa de Relações Internacionais: ideias e envolvimentos chineses e brasileiros na África Subsaariana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Política Internacional

versão impressa ISSN 0034-7329versão On-line ISSN 1983-3121

Resumo

LIU, Hongsong. As propostas de conduta da China na Governança Global: os casos de negociação da OMC na Rodada Doha e os processos do G-20. Rev. bras. polít. int. [online]. 2014, vol.57, n.spe, pp.121-137. ISSN 0034-7329.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7329201400208.

O presente artigo analisa as propostas da China sobre a reforma da governança global, e discute as principais características de comportamento da China nos casos de negociação da Rodada Doha da OMC e dos Processos do G-20. As principais conclusões são: (1) nos momentos críticos da reforma da governança global, a China envolveu-se na reforma das instituições de governança global de forma proativa, e apresentou uma série de propostas de reforma; (2) na proposição de comportamento, a China defendeu que as instituições de governança global devem ser ajustadas corretamente sem a intenção de mudar os seus princípios básicos, absteve-se de fazer um papel de liderança enquanto propunha a união com outros países, e confirmou a ideia de princípios de pró-desenvolvimento.

Palavras-chave : Diplomacia chinesa; G-20; Governança Global; instituições internacionais; OMC.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )     · press release em Inglês