SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue3The USA cooperative extension service: possible contributions to BrazilTests for model identity and parameter equality with nonlinear regression models in data from randomized complete block design author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737X

Abstract

FERNANDES, Haroldo Carlos et al. Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal. Rev. Ceres [online]. 2010, vol.57, n.3, pp. 307-314. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2010000300004.

Pesquisas desenvolvidas por meio de avaliações ergonômicas e antropométricas contribuem a dar subsídios para novos projetos, com base no dimensionamento de máquinas e equipamentos. Objetivou-se com o presente trabalho realizar uma análise antropométrica de trabalhadores que operam as máquinas de colheita de madeira e avaliar ergonomicamente a cabine do "Feller-Buncher", com a finalidade de levantar informações necessárias para futuras modificações a serem realizadas com base nos dados obtidos. As análises foram realizadas na empresa florestal Cenibra, localizada no Estado de Minas Gerais. A avaliação antropométrica dos operadores foi realizada por dois conjuntos de medidas, na posição em pé e sentado. Durante as avaliações ergonômicas e a mensuração do posicionamento dos órgãos de comando e campo de visão foram determinadas as distâncias a partir do ponto de referência do assento (PRA) nas três dimensões (x, y e z). De acordo com os resultados, pode-se concluir que há necessidade de melhorias ergonômicas no assento, controle, painel de controle, simbologia de comandos, mostradores e luzes de advertência.

Keywords : Ergonomia; posto de trabalho; máquinas florestais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese