SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue5Insemination dose used in the artificial fertilization of piracanjuba ovocyte (Brycon orbignyanus)Yield and fruit quality of 'Paluma' guava pruned at different times in subtropical climate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737X

Abstract

PEREIRA, Carlos Eduardo et al. Tratamentos inseticida, peliculização e inoculação de sementes de soja com rizóbio. Rev. Ceres [online]. 2010, vol.57, n.5, pp. 653-658. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2010000500014.

O tratamento de sementes de soja com produtos químicos para controle de pragas pode comprometer a qualidade das sementes e o estabelecimento da simbiose rizóbio-planta. Assim, objetivou-se neste trabalho avaliar o desempenho de sementes de soja submetidas a tratamentos com inseticidas e polímeros, bem como a nodulação e o crescimento das plantas. As sementes de soja foram tratadas com os inseticidas e polímero em esquema fatorial 6 x 2. Utilizaram-se os inseticidas carbosulfan, clotianidina, fipronil, imidaclopride e tiametoxan e sementes sem tratamento. Os tratamentos inseticidas foram realizados com presença e ausência de polímero, assim como a testemunha (sem tratamento inseticida). As sementes foram avaliadas pelos testes de germinação, de frio e de emergência de plântulas. Elas foram, ainda, inoculadas com as estirpes BR86 e BR96 de Bradyrhizobium, isoladamente e semeadas em vasos Leonard. No florescimento as plantas foram avaliadas por meio do número e das massas de matéria seca de nódulos e da parte aérea. Concluiu-se que os tratamentos inseticidas podem reduzir o potencial fisiológico das sementes de soja. A redução na nodulação e no crescimento das plantas de soja pelo tratamento inseticida das sementes depende da estirpe utilizada durante a inoculação das sementes. O revestimento com polímeros pode interferir na fitotoxidez dos inseticidas, mas não na qualidade fisiológica das sementes, nodulação e no crescimento das plantas de soja.

Keywords : Glycine max L. Merril; Bradyrhizobium ssp.; polímero; germinação; vigor; fixação biológica de nitrogênio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese