SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número1Qualidade fisiológica de sementes de algodoeiro submetidas ao condicionamento mátrico e osmóticoConservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737X

Resumo

CORTEZ, Jorge Wilson; FURLANI, Carlos Eduardo Angeli; SILVA, Rouverson Pereira da  e  ROMAN, Rodrigo Alberto Alandia. Características agronômicas da soja em função das densidades de semeadura e profundidade de deposição do adubo. Rev. Ceres (Impr.) [online]. 2011, vol.58, n.1, pp. 62-68. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2011000100010.

O objetivo deste trabalho foi avaliar as características agronómicas da soja semeada em Sistema de Plantio Direto, em função das densidades de semeadura (15, 16 e 20 plantas por metro) e da profundidade de colocação do adubo (11, 14 e 17 cm). O experimento foi realizado no Departamento de Engenharia Rural, UNESP/Jaboticabal, utilizando, no delineamento, parcelas subdivididas em blocos ao acaso, com quatro repetições. Características agronômicas da soja analisadas: número de días para emergência, índice de emergência, porcentagem de danos, altura de plantas, altura de inserção da primeira vagem, número de vagens por planta, grãos por vagem, porcentagem de plantas sobreviventes e produtividade. Os resultados indicaram que o número de días para emergencia, índice de emergencia e porcentagem de danos não foram influenciados pelas densidades de plantio e profundidade de aplicação dos adubos. Os danos por insetos e aves atingiram valores de 30% de plantas atacadas. A altura das plantas, altura de inserção da primeira vagem, número de vagens por planta e de grãos por vagem não variaram em função da densidade de plantio e profundidade de aplicação do adubo. A produtividade da soja (5.146 kg ha-1) foi similar nas densidades de plantio e profundidade de deposição do adubo.

Palavras-chave : Produtividade; vagens por planta; população; profundidade de adubação; Glycine max L. Merr.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · pdf em Espanhol