SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3Avaliação físico-química e aplicação de modelos matemáticos na predição do comportamento de polpas de manga desidratadas em póCortisol sérico de equinos com compactação experimental no cólon maior tratados com hidratações enteral e parenteral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737X

Resumo

LIMA, Fernando Souza Mendonça De et al. Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia. Rev. Ceres (Impr.) [online]. 2011, vol.58, n.3, pp. 284-287. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2011000300006.

A identificação precoce do sexo em peixes é um procedimento importante para o desenvolvimento de estratégias que facilitem o manejo no plantel de reprodutores. A endoscopia pode ser utilizada para essa identificação, embora em peixes seu uso ainda seja restrito. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi validar o uso do endoscópio rígido via poro urogenital para determinação do sexo do catfish de canal (Ictalurus punctatus). O equipamento utilizado foi um endoscópio Multipurpose Rigid™ 30º com 2,7 mm de diâmetro e 18 cm de comprimento. Foram examinados 60 peixes com peso variando entre 86 e 1.032 gramas nos quais foi introduzido o endoscópio via poro genital e, logo em seguida, eutanaziados para confirmação do sexo. Amostras de tecido gonadal foram coletadas para avaliação histológica do estádio de maturação e confirmação do sexo. Os resultados mostraram que dos 60 peixes examinados, 57 tiveram confirmação positiva do sexo via endoscopia, o que corresponde a 95% da amostra. A utilização da endoscopia para determinação do sexo em I. punctatus via poro genital é viável.

Palavras-chave : Peixe; gônadas; sexagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português