SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3Comportamento de cordeiros em pastejo de azevém (Lolium multiflorum) em diferentes fases fenológicas submetidos à adubação nitrogenadaComportamento de genótipos de soja submetidos a déficit hídrico intenso em casa de vegetação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737X

Resumo

VESOHOSKI, Fernando; MARCHIORO, Volmir Sergio; FRANCO, Francisco de Assis  e  CANTELLE, Alexandro. Componentes do rendimento de grãos em trigo e seus efeitos diretos e indiretos na produtividade. Rev. Ceres (Impr.) [online]. 2011, vol.58, n.3, pp. 337-341. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2011000300014.

Com o uso da análise de trilha, é possível avaliar as associações entre caracteres e desdobrar a correlação existente em efeitos diretos e indiretos. O objetivo deste estudo foi estimar correlações genotípicas e desdobrar os efeitos diretos e indiretos dos componentes do rendimento de grãos sobre a produtividade de cultivares de trigo. O experimento foi conduzido no ano de 2008, no campo experimental da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) no município de Palotina/PR. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com três repetições. As características avaliadas foram: tamanho da espiga, número de espiguetas por espiga, número de grãos por espiga, número de espigas por metro, massa de mil grãos e rendimento de grãos. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e à análise de trilha. A análise de variância mostrou diferença entre os genótipos avaliados, indicando a presença de variabilidade genética para os caracteres avaliados. A seleção indireta, por meio do número de grãos por espiga, levando em consideração a massa de mil grãos, é a melhor estratégia para a obtenção de genótipos superiores em rendimento de grãos.

Palavras-chave : Triticum aestivum L.; análise de trilha; seleção indireta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português