SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3Uso de fertilizante de liberação lenta e orgânico no crescimento inicial de limoeiro 'cravo'Decomposição de fontes orgânicas e mineralização de formas de nitrogênio e fósforo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737X

Resumo

ROZANE, Danilo Eduardo; PRADO, Renato de Mello; NATALE, William  e  FRANCO, Claudenir Facincani. Crescimento, teor e acúmulo de nutrientes em hipobiotos de caramboleiras, cultivados em diferentes soluções nutritiva. Rev. Ceres (Impr.) [online]. 2011, vol.58, n.3, pp. 366-372. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2011000300018.

O Brasil é um dos maiores produtores de carambola do mundo, entretanto, há poucas informações científicas, especialmente estudos de nutrição mineral em caramboleiras. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar o efeito de soluções nutritivas no desenvolvimento e no estado nutricional de hipobioto (porta-enxertos) de caramboleira. O delineamento experimental empregado foi inteiramente casualizado, com quatro soluções nutritivas e cinco repetições. Como solução padrão foi utilizada a de Hoagland & Arnon, comparada com outras três soluções. O experimento foi conduzido em estufa de vidro, em recipientes plásticos de oito litros. Cento e cinqüenta dias após o transplantio, foram determinados a massa da matéria seca, teores e acúmulo de nutrientes nos diversos órgãos da planta. As soluções nutritivas de Furlani, de Castellane & Araújo e de Sarruge foram semelhantes na produção de massa da matéria seca da planta inteira de hipobiotos de caramboleira. O uso da solução nutritiva de Hoagland & Arnon resultou em menor acúmulo da massa da matéria seca na planta inteira e de nutrientes, exceto de N, Ca e Fe.

Palavras-chave : Averrhoa carambola L.; nutrição mineral; hidroponia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português