SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4Association of Rhizobium sp. with two legumes on atrazine toleranceYield and structural composition of oat and ryegrass subjected to different periods of cutting and nitrogen fertilization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737X

Abstract

PIRES, Cleber Cassol; MULLER, Liziany; TONETTO, Cleber José  and  CARVALHO, Sérgio. Influência do tipo de parto e do sexo no desempenho e nas características da carcaça de cordeiros cruza Ile de France x Texel. Rev. Ceres (Impr.) [online]. 2011, vol.58, n.4, pp. 432-437. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2011000400005.

O experimento foi realizado no Setor de Ovinocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o objetivo de avaliar o efeito do tipo de parto e do sexo sobre o desempenho e as características da carcaça de cordeiros cruza Ile de France x Texel. Foram utilizados 12 cordeiros não castrados e seis cordeiras. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com seis repetições. Os tratamentos foram: cordeiros de parto simples, cordeiros de parto duplo e cordeiras de parto duplo. O ganho de peso médio diário do nascimento aos 21 dias dos cordeiros de parto simples foi superior (P < 0,05) em relação aos cordeiros e cordeiras de parto duplo. Entretanto, após a fase inicial de amamentação, em que o leite deixa de ser o principal componente da dieta, verificou-se que os cordeiros de parto simples apresentaram desempenho semelhante ao dos de parto duplo. Os cordeiros tiveram ganho de peso superior (P < 0,05) aos das cordeiras após os 42 dias de vida. As características da carcaça de cordeiros de parto simples e cordeiros e cordeiras de parto duplo são similares, com exceção do peso de carcaças quente e fria e do comprimento interno de carcaça e perna, em que o dos machos são superiores ao das fêmeas.

Keywords : Parto gemelar; carne; rendimento; machos inteiros; ovinos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese