SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue6Productivity of stalks, leaf area index and N accumulation in sugarcane rattons intercropped with Crotalaria juncea L.Performance of calves fed milk replacer until 56 days of age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737X

Abstract

CALVANO, Maria Paula Cavuto Abrão et al. Perfilhamento e acúmulo de forragem do capim-marandu submetido a diferentes intensidades de pastejo. Rev. Ceres [online]. 2011, vol.58, n.6, pp. 781-789. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2011000600015.

Estudos das respostas das plantas à desfolhação podem ser úteis para estabelecer estratégias adequadas de manejo do pasto. Os objetivos deste trabalho foram avaliar a densidade populacional de perfilhos basilares, aéreos e reprodutivos, as taxas de aparecimento e de mortalidade de perfilhos, o acúmulo de forragem e a estrutura do dossel em pastos de capim-marandu, submetidos a três intensidades de pastejo. O período experimental foi de janeiro a junho de 2006, dividido em três estações do ano: verão, outono e inverno. O sistema de pastejo utilizado foi o de lotação contínua, com taxa de lotação variável. As intensidades de pastejo corresponderam a 15, 30 e 45 cm de altura do dossel. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com três tratamentos e duas repetições. As alturas do pasto foram monitoradas duas vezes por semana. As variáveis respostas foram: o acúmulo de forragem, a massa de forragem e seus componentes morfológicos e as densidades populacionais de perfilhos basilares (DPPb), aéreos (DPPa) e reprodutivos (DPPr). A DPPb foi maior (P<0,05) em pastos mantidos mais baixos e a DPPr foi maior (P<0,05) nos pastos mantidos mais altos. As taxas de acúmulo de forragem foram semelhantes (P>0,05) entre as intensidades de pastejo. Pastos manejados com 35 cm de altura apresentaram 94% de interceptação da luz solar incidente. As maiores variações no acúmulo de forragem e na estrutura do dossel foram mais influenciadas pelas estações do ano do que pela intensidade de pastejo. O capim-marandu apresenta grande flexibilidade de manejo, podendo ser manejado, sob lotação contínua, com alturas entre 15 e 35 cm, sem prejuízo para a sua estrutura.

Keywords : Altura do dossel; Brachiaria brizantha; componentes morfológicos; densidade populacional de perfilhos; interceptação luminosa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English