SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue6Physical attributes of soil fertilized with sewage sludge and with calcium and magnesium silicates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737X

Abstract

GARCIA, Rodrigo Arroyo et al. Desenvolvimento da aveia branca e disponibilidade de fósforo em razão da aplicação de silicato de potássio. Rev. Ceres [online]. 2011, vol.58, n.6, pp. 831-837. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2011000600022.

A aplicação de silicato de potássio pode aumentar a disponibilidade de fósforo no solo, além de influenciar no crescimento da aveia branca. Objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito da aplicação de doses de silicato de potássio no solo no desenvolvimento da aveia branca e na disponibilidade de fósforo. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 x 4, com seis repetições. Os tratamentos foram 20 e 200 mg dm-3 de P2O5 combinados com 0, 150, 300 e 450 mg dm-3 de Si, aplicados por ocasião da semeadura. Após a colheita, determinaram-se a matéria seca de folhas + colmos, das panículas e o total da parte aérea. A palha das panículas foi separada para avaliação dos teores de P e Si nas folhas + colmos, grãos e palha das panículas. As concentrações de Si e P no solo foram avaliadas após colheita das plantas. A aplicação de silicato aumenta os teores de Si no solo e influencia na maior disponibilidade de fósforo. A matéria seca de folhas + colmos é incrementada pelo silicato quando os teores iniciais de P são baixos. Mesmo com a dose elevada de P, a aplicação de silicato aumenta a disponibilidade de P no solo e a absorção pelas plantas. Os teores de Si na palha das panículas, folhas + colmos e grãos são influenciados pela maior disponibilidade do elemento no solo.

Keywords : Avena sativa; silício; fosfato.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese