SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2Divergência genética em genótipos de feijão comum cultivados em Mato Grosso do SulDiversidade genética entre cultivares de mangueiras, baseada em caracteres de qualidade dos frutos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737X

Resumo

PIANA, Clause Fátima de Brum; SILVA, João Gilberto Corrêa da  e  ANTUNES, Irajá Ferreira. Regionalização para o cultivo do feijão no Rio Grande do Sul com base na interação genótipo x ambiente. Rev. Ceres [online]. 2012, vol.59, n.2, pp. 213-224. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2012000200010.

A regionalização de uma cultura agrícola é estratégia utilizada para minimizar efeitos da interação genótipo x ambiente. Esta abordagem baseia-se em resultados de experimentos conduzidos em diversos locais e anos, cuja análise estatística apresenta dificuldades originadas de estrutura de dados incompleta e heterogeneidade da variância do erro experimental. Este estudo teve o objetivo de avaliar a magnitude e a natureza da interação genótipo x ambiente e a possibilidade de estratificação das regiões de cultivo do feijão do Estado do Rio Grande do Sul. Foram considerados dados do Ensaio Estadual de Feijão, conduzido em 24 locais durante oito anos. Foram procedidas análises conjuntas, para cada ano, de dois subconjuntos de quatro anos e do conjunto dos oito anos, e análises de agrupamento, utilizando metodologia que contorna aquelas dificuldades da análise estatística. Os resultados das análises conjuntas anuais revelaram alta significância da interação genótipo x local. Essa interação também foi significativa no conjunto dos oito anos, mas não significativa nos dois subconjuntos de quatro anos. A interação genótipo x local x ano foi altamente significativa nesses três subconjuntos de anos. A análise de agrupamento, baseada nos oito anos, constituiu subregiões incoerentes com as subregiões formadas pelas análises anuais, que também foram inconsistentes entre si. Esses resultados indicaram inadequabilidade da regionalização do Estado do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris; componentes de variância; estratificação de ambientes; análise de agrupamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português