SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2Poda e raleio manual de tangerineira (Citrus deliciosa Tenore) cv. Montenegrina no Sudoeste do ParanáAvaliação da variabilidade do estado nutricional e produtividade de café por meio da análise de componentes principais e geoestatística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737X

Resumo

BALDOTTO, Lílian Estrela Borges et al. Crescimento inicial do milho em resposta à aplicação de fosfato de rocha, vermicomposto e bactérias endofíticas. Rev. Ceres [online]. 2012, vol.59, n.2, pp.262-270. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2012000200016.

Devido à alta exigência energética e demanda por recursos não renováveis para a produção de fertilizantes químicos, somadas, ainda, ao impacto ambiental provocado pelo uso de tais produtos, é importante a intensificação de pesquisas com insumos agrícolas de base biológica. O uso de bactérias endofíticas fixadoras de nitrogênio e solubilizadoras de fosfatos pode disponibilizar esses nutrientes para as plantas a partir do ar e de fontes fosfatadas pouco solúveis, como fosfatos de rochas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a nutrição e o crescimento inicial de milho (Zea mays L.) em resposta à inoculação de bactérias endofíticas fixadoras de nitrogênio e solubilizadoras de fosfato de rocha, em formulação simples ou mista, aplicadas com vermicomposto. As plantas de milho dos tratamentos contendo bactérias, tanto as diazotróficas quanto as solubilizadoras de fosfato, quando comparadas às do controle, apresentaram maiores teores foliares de nitrogênio e fósforo no milho, acompanhados por características de crescimento mais elevadas. A aplicação de vermicomposto apresentou efeito sinérgico quando combinada com as bactérias endofíticas. Dessa forma, a inovação da combinação dos fatores estudados pode contribuir para o desenvolvimento inicial do milho.

Palavras-chave : Zea mays L.; bactérias promotoras de crescimento de plantas; fixação biológica de nitrogênio; bactérias solubilizadoras de fosfatos; insumos biológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons