SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue5Methods to classify maize cultivars in use efficiency and response to nitrogenPenetration resistance in a latosol under different moisture and penetration speeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737X

Abstract

DALCHIAVON, Flávio Carlos; CARVALHO, Morel de Passos e; MONTANARI, Rafael  and  ANDREOTTI, Marcelo. Produtividade de cana-de-açúcar correlacionada com atributos físico-químicos do solo visando à criação de zonas de manejo. Rev. Ceres [online]. 2013, vol.60, n.5, pp.706-714. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2013000500015.

A importância socioeconômica da cana-de-açúcar para o Brasil é inquestionável por se tratar de matéria-prima destinada à produção de etanol e açúcar. A correta intervenção espacial na administração da lavoura decorrente das zonas de manejo do solo aumenta sua produtividade e a lucratividade agrícola. No ano de 2009, no município de Suzanápolis, no Estado de São Paulo (20° 28' 10'' S lat.; 50° 49' 20'' W long.), foram empregadas correlações (espaciais e de Pearson) entre atributos da cana-de-açúcar e alguns físico-químicos de um Argissolo Vermelho eutrófico, visando encontrar aquele que melhor se correlacionasse com a produtividade agrícola. Para tanto, instalou-se a malha geoestatística para a coleta de dados do solo e da planta, com 120 pontos amostrais, num talhão de 14,6 ha com a cana-de-açúcar de segundo corte. A população de plantas e o teor de matéria orgânica do solo, por evidenciarem substanciais correlações, lineares e espaciais, com a produtividade de colmos foram indicadores de zonas de manejo fortemente associados à referida produtividade.

Keywords : agricultura de precisão; geoestatística; manejo e conservação do solo; Saccharum spp.; variabilidade espacial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License