SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Field calibration of capacitive probes, physical-hydric propriety and variation of water storage in soil cultivated with cactus forageAttractiveness of Chrysoperla externa (Hagen, 1861) adults to volatile compounds of coriander, dill and fennel (Apiaceae) in laboratory conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737X

Abstract

NASCIMENTO, Moysés et al. Metodologia dos centroides múltiplos para avaliação da adaptabilidade em genótipos de alfafa. Rev. Ceres [online]. 2015, vol.62, n.1, pp.30-36. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737X201562010004.

Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do método dos centroides múltiplos em um estudo de adaptabilidade de genótipos de alfafa (Medicago sativa L.). Neste método os genótipos são comparados a ideótipos definidos de acordo com o interesse do pesquisador por meio do modelo de regressão bissegmentada. Desta forma a classificação dos genótipos é realizada conforme objetivo do pesquisador e a estratégia de recomendação desejada. Apesar do grande potencial do método há a necessidade que o mesmo seja avaliado sob o aspecto biológico (com dados reais). Assim, diante deste contexto foram utilizados dados provenientes de um experimento em blocos casualizados com 2 repetições, que constituiu-se da avaliação da produção de matéria seca de 92 cultivares de alfafa em 20 cortes, realizados no período de novembro de 2004 a junho de 2006. A metodologia dos Centroides Múltiplos mostrou-se eficiente na classificação de genótipos de alfafa. Além de não apresentar duplicidade de indicações e proporcionar que ideótipos fossem definidos de acordo com o interesse do pesquisador facilitando a interpretação dos dados.

Keywords : componentes principais; interação genótipos x ambientes; Medicago sativa L..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )