SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue4Dry matter yield and common bean nutrient content submitted to glyphosate drift in two soil classesSoil chemical properties affected by cover crops under no-tillage system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737XOn-line version ISSN 2177-3491

Abstract

SANTOS, Wedisson Oliveira; MATTIELLO, Edson Marcio; COSTA, Liovando Marciano da  and  ABRAHAO, Walter Antônio Pereira. Caracterização do verdete como fonte potencial de potássio. Rev. Ceres [online]. 2015, vol.62, n.4, pp.392-400. ISSN 0034-737X.  https://doi.org/10.1590/0034-737X201562040009.

O K é um nutriente encontrado em baixos teores em solos brasileiros, sendo necessário grande aporte via fertilização para alcançar produtividades satisfatórias das culturas. O Brasil apresenta elevada dependência externa e possui limitadas reservas de minerais solúveis de K, tradicionalmente explorados para a produção de fertilizantes. Por outro lado, é comum a ocorrência no país de minerais silicatados ricos em K não explorados comercialmente. Neste trabalho, objetivou-se caracterizar mineralógica e quimicamente amostras de verdete, separadas em frações granulométricas e avaliar seu potencial de uso com fertilizante potássico.A composição mineral do verdete é à base de glauconita, quartzo e feldspatos. Os teores totais de K2O no verdete variaram de 5,18 a 9,0 dag/kg. O teor de K extraído em água ou em ácido cítrico a 2% foi inferior a 2,4% do K total, indicando baixa reatividade do verdete e limitações para seu uso direto como fonte de K. O fracionamento físico e a sedimentação em água são processos ineficientes para promover a concentração de K nas diferentes frações do verdete. Os teores totais de K em algumas amostras de verdete são consideráveis, podendo viabilizar o uso desta rocha como matéria prima para produção de fertilizantes potássicos mais reativos.

Keywords : glauconita; K; fertilizante.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )