SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número6Herbicidas alternativos para o controle de Conyza sumatrensis (Retz.) E. H. Walker resistentes aos inibidores da ALS e EPSPsSupressão de plantas daninhas pela adubação verde em sistema sob bases agroecológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

PAVANELLO, Elizandra Pivotto et al. Controle biológico pós-colheita da podridão parda em pêssego, após armazenamento refrigerado, antecedido de controle químico pré-colheita. Rev. Ceres [online]. 2015, vol.62, n.6, pp.539-545. ISSN 0034-737X.  https://doi.org/10.1590/0034-737X201562060005.

Fungos fitopatogênicos causam escurecimento da epiderme e depreciação da qualidade de pêssegos em pós-colheita. Dessa forma, é preciso técnicas alternativas ao tratamento químico visando a reduzir os riscos para a saúde humana. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de Trichoderma harzianum e sua associação com diferentes fungicidas aplicados pré-colheita em pêssegos 'Eldorado' para o controle da podridão parda e manutenção dos parâmetros de qualidade durante o armazenamento. Os tratamentos foram compostos por cinco aplicações pré-colheita de fungicidas (testemunha, captana, iprodiona, iminoctadina e tebuconazol) associado à aplicação pós-colheita de T.harzianum, após o armazenamento refrigerado (com e sem aplicação), mais três épocas de avaliações (zero, dois e quatro dias a 20 ºC), resultando em um esquema fatorial (5x2x3). A aplicação de T. harzianum só trouxe benefícios no controle de podridão parda quando associado ao fungicida captam a zero dias de vida de prateleira. Exceto quando os pêssegos foram submetidos à iprodione e T. harzianum, observou-se, após dois dias, maior escurecimento da epiderme em pêssegos com T. harzianum em comparação com pêssegos sem aplicação. A aplicação de T. harzianum durante a pós-colheita não mostrou benefícios no controle da podridão parda, no entanto, a associação com fungicidas, reduz a incidência de Rhizopus stolonifer durante a vida de prateleira.

Palavras-chave : Monilinia fructicola; Trichoderma harzianum; qualidade; escurecimento da epiderme.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )