SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número6Levantamento fitossociológico e produção de forragem em pasto de capim-gorduraEfeitos de redutor de crescimento e adubação nitrogenada sobre variáveis morfológicas, índice SPAD, interceptação de radiação e produtividade de trigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

SILVA, Déborah Verçoza da et al. Decomposição da biomassa de capoeira triturada e produtividade de culturas anuais em plantio direto. Rev. Ceres [online]. 2015, vol.62, n.6, pp.568-576. ISSN 2177-3491.  https://doi.org/10.1590/0034-737X201562060009.

Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a dinâmica do processo de decomposição de resíduos de capoeiras trituradas, anteriormente melhoradas com as leguminosas ingá peluda (Inga velutina Willd.) e baginha (Stryphnodendron pulcherrimum (Willd.) Hochr.) e sua influência na produtividade do milho e do feijoeiro, cultivados sequencialmente em plantio direto. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em parcelas subdivididas, no tempo, com quatro repetições, sendo as parcelas duas leguminosas (ingá peluda e baginha) e as subparcelas sete datas de avaliação (0, 7, 28, 63, 189, 252, 294 dias após a implantação do experimento). Não foi verificada diferença (p ≥ 0,05) entre as capoeiras melhoradas nem efeito da interação destas com as épocas de avaliação sobre os resíduos da biomassa, constante de decomposição e tempo de meia-vida. Os resíduos da capoeira melhorada com baginha apresentaram maior (p < 0,05) relação C/N do que os de ingá peluda, sendo estes últimos superiores (p < 0,05) quanto ao teor de lignina. Porém, a dinâmica da decomposição dos resíduos foi similar para as duas leguminosas. A produtividade do milho foi maior (p < 0,05) quando seu cultivo foi realizado sobre os resíduos de capoeira triturada com ingá peluda. Entretanto, o feijoeiro cultivado em sucessão ao milho apresentou a mesma (p ≥ 0,05) produtividade em ambas as áreas, independentemente da natureza dos resíduos.

Palavras-chave : Inga velutina; Stryphnodendron pulcherrimum; leguminosas arbóreas; milho; feijão; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )