SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Caracterização agronômica e pós-colheita das bananeiras 'Maravilha' e 'Preciosa' no Submédio do Vale São FranciscoDesempenho inicial do milho em resposta ao tratamento das sementes com ácidos húmicos isolados de bokashi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

LIMA, Julião Soares de Souza; SILVA, Samuel de Assis; OLIVEIRA, Rone Batista de  e  FONSECA, Abel Souza da. Estimativa da produtividade de café conilon utilizando técnicas de cokrigagem. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.1, pp.54-61. ISSN 0034-737X.  https://doi.org/10.1590/0034-737X201663010008.

Estimar a variabilidade espacial de uma cultura em campo auxilia no entendimento de alguns fenômenos que podem estar correlacionados com a sua produtividade. Este trabalho teve, como objetivo, estimar, pelo método da cokrigagem, a produtividade (kg ha-1) do cafeeiro conilon, em três safras consecutivas, tendo como covariável o número de ramos produtivos (plagiotrópicos) por planta. No centro de uma lavoura, demarcou-se uma malha amostral, com 109 pontos georreferenciados, sendo cada ponto constituído por cinco plantas. Fez-se o acompanhamento, por três safras agrícolas consecutivas, contando-se os ramos produtivos e realizando-se a colheita manual. O café colhido foi separado, para cada estádio de maturação (cereja, verdoengo e verde), e secado para umidade padrão de 12%, determinando-se a produtividade de café seco em coco (kg ha-1). A produtividade e o número de ramos produtivos por ponto amostral apresentaram correlação linear e dependência espacial nas três safras. As estimativas das produtividades pelos números de ramos produtivos apresentaram similaridades na cokrigagem, mostrando ser a covariável ramo produtivo eficiente na estimativa da produtividade do café conilon (Robusta Tropical).

Palavras-chave : Geoestatística; variabilidade espacial; variograma cruzado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )