SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Sazonalidade e potencial energético da biomassa residual agrícola na região dos Campos Gerais do ParanáAnálise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

FERREIRA, Jeferson Pereira et al. Comparação de metodologias para classificação do coeficiente de variação em mamoeiro. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.2, pp.138-144. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737X201663020004.

Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a distribuição dos valores de coeficiente de variação (CV) de experimentos com a cultura do mamoeiro (Carica papaya L.), propondo faixas que orientem os pesquisadores na avaliação de seus estudos para diferentes caracteres a campo. Os dados utilizados foram obtidos por revisão bibliográfica em periódicos, dissertações e teses nacionais. Foram considerados os caracteres diâmetro do caule, altura de inserção do primeiro fruto, altura da planta, número de frutos por planta, biomassa de frutos, comprimento de fruto, diâmetro equatorial de fruto, espessura de polpa, firmeza de fruto, sólidos solúveis e diâmetro da cavidade interna, dos quais foram obtidas faixas de valores de CV para cada caractere com base nas metodologias propostas por Garcia, por Costa, e na classificação padrão de Pimentel-Gomes. Os resultados obtidos indicaram que faixas de valores de CV diferiram entre as diversos caracteres apresentando ampla variação, justificando a necessidade de utilizar faixa de avaliação específica para cada caractere e, que se recomenda o uso das faixas de classificação obtidas a partir da metodologia de Costa.

Palavras-chave : Carica papaya L.; experimentação; precisão experimental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )