SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Physical and chemical characteristics of red mombin trees cultivated in the forest zone in the North of Pernambuco, BrazilGluten-free bread added with babassu ( Orbignya phalerata )mesocarp flour: physical, chemical and sensorial evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737XOn-line version ISSN 2177-3491

Abstract

FERNANDES, Lara Santana et al. Influência do tipo de embalagem sobre as propriedades texturais de batatas baroa minimamente processadas. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.3, pp.291-296. ISSN 0034-737X.  https://doi.org/10.1590/0034-737X201663030003.

As propriedades texturais dos produtos minimamente processados indicam a sua qualidade, sendo a embalagem fundamental para manter a conservação destes alimentos. Objetivou-se com este trabalho avaliar as alterações de textura que ocorrem durante o armazenamento das batatas baroa minimamente processadas através da análise do perfil de textura (TPA) e relaxação, em função de 4 tipos de embalagens plásticas, combinadas à refrigeração. As batatas baroa foram selecionadas, lavadas, sanitizadas, descascadas e cortadas em rodelas. O processamento prosseguiu com sanitização final, enxágue e imersão em solução de ácido ascórbico e ácido cítrico. As rodelas foram centrifugadas e acondicionadas em bandejas de poliestireno expandido revestidas com filme de PVC e em sacos de polietileno de alta densidade (PEAD), de polipropileno (PP) e de poliolefina multicamadas para vácuo e foram mantidas a 5 ± 2 ºC e 90 ± 5% de umidade relativa, durante 12 dias. Para o TPA, os parâmetros de interesse foram dureza e adesividade, calculados a partir das curvas de força (N) x tempo (s). Para a modelagem da relaxação utilizou-se o modelo generalizado de Maxwell. As rodelas acondicionadas nas embalagens de PP e à vácuo apresentaram valor mais elevado de dureza e maior força normalizada no equilíbrio (0,7502 e 0,7580, respectivamente) indicando que foram mais elásticas, preservando melhor a qualidade durante o armazenamento que as rodelas acondicionadas nas demais embalagens.

Keywords : Arracacia xanthorrhiza; modelagem matemática; atmosfera modificada; relaxação; análise do perfil de textura.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )