Acessibilidade / Reportar erro

Cobertura plástica e densidade de plantio na qualidade das frutas de Physalis peruviana L.1 O presente trabalho foi extraído da tese de doutorado do primeiro autor, sendo parte da pesquisa financiada pela FAPEMIG e pela CAPES, com a colaboração dos Departamentos de Agricultura (Setor de Fruticultura) e de Ciência dos Alimentos (Laboratório de Pós-colheita de Frutas e Hortaliças) da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Plastic cover and planting density on the quality of Physalis peruviana L. fruits

RESUMO

Physalis peruviana L. é uma espécie pertencente à família Solanaceae, que vem sendo incorporada em plantios de pequenas frutas, com alto potencial produtivo para regiões subtropicais. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a qualidade das frutas de P. peruviana L., produzidas com ou sem cobertura plástica sobre o dossel das plantas e em duas densidades de plantio (0,5 e 1,0 m entre plantas), sendo de 3,0 m o espaçamento entre linhas. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 2, com seis blocos e dez plantas por parcela. Foram avaliadas as características qualitativas das frutas, como coloração, quantidade de antocianinas totais, vitamina C, cinzas, sólidos solúveis totais, sacarose, glicose, açúcares totais, acidez titulável, firmeza e umidade. A maior densidade de plantio e o plantio sem cobertura plástica sobre o dossel das plantas resultaram em melhor qualidade das frutas de P. peruviana L.

Palavras-chave:
fisális; pequenas frutas; pós-colheita; plasticultura

Universidade Federal de Viçosa Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000 Viçosa, Minas Gerais Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3612-2078 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: ceres@ufv.br