SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Marcha de acúmulo, exportação e ciclagem de nutrientes em plantas de pinhão-manso ( Jatropha curcas L.)Avaliação do efeito de doses e fontes de nitrogênio sobre variáveis morfológicas, interceptação de radiação e produtividade do girassol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

GRIEBELER, Gustavo; SILVA, Leandro Souza da; CARGNELUTTI FILHO, Alberto  e  SANTOS, Lenio da Silva. Avaliação de um programa interlaboratorial de controle de qualidade de resultados de análise de solo. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.3, pp.371-379. ISSN 0034-737X.  https://doi.org/10.1590/0034-737X201663030014.

O monitoramento da qualidade de análises de amostras de solo contribui para que sejam minimizados os erros nas recomendações de adubação e calagem. Pelo controle de qualidade dos laboratórios da rede ROLAS-RS/SC é avaliada a exatidão média anual dos resultados de quatro amostras, analisadas mensalmente, no ano. Os dados amostrais devem ajustar-se à distribuição normal e não apresentar outliers, para que a mediana possa ser assumida como medida de tendência central. O objetivo deste trabalho foi verificar se os dados de controle de qualidade ajustam-se à distribuição normal, identificar a presença de outliers e como o método de cálculo dos dados pode afetar a estimativa de exatidão dos laboratórios. O teste de Lilliefors identificou a normalidade e os outliers foram identificados pelo método dos quartis. Os outliers foram eliminados para ajustar os dados à distribuição normal. Também foi testado o uso da média em substituição à mediana e avaliado o procedimento de cálculo da exatidão por atributo de análise, em vez da exatidão média de todos os atributos. Somente 48% dos dados apresentaram distribuição normal. A exclusão dos outliers aumentou de 48 para 65% o número de análises com distribuição normal, fato que tornou o método de avaliação mais rigoroso. Em dados com distribuição normal, a média parece estimar melhor do que a mediana o valor verdadeiro e o procedimento que calcula a exatidão da média anual pode ocultar atributos com exatidão inferior ao mínimo preconizado pelo sistema.

Palavras-chave : normalidade; outliers; precisão; laboratórios; rede ROLAS-RS/SC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )