SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número5Desempenho de Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae), submetido a inseticidas e fungicidas em dois hospedeirosAnálise competitiva entre plantas de soja e capim-sudão por meio de experimento substitutivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

RODRIGUES, Josiane Isabela da Silva et al. Seleção de progenitores para aumento no teor de óleo em soja. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.5, pp.661-667. ISSN 0034-737X.  https://doi.org/10.1590/0034-737x201663050010.

A baixa diversidade genética traz limitação ao melhoramento de plantas, pois genótipos semelhantes compartilham alelos em comum causando pouca complementaridade e baixo vigor , devido aos baixos níveis de heterozigosidade obtidos nos cruzamentos .Objetivou-se, com este trabalho, analisar o teor de óleo e a diversidade genética de genótipos de soja com base em regiões de QTL desta característica para a escolha de progenitores visando ao aumento no teor de óleo em soja. Vinte e dois genótipos com ampla variação no teor de óleo incluindo cultivares com altos teores foram cultivados em diferentes condições brasileiras e o teor de óleo nos grãos foi quantificado por espectrometria do infravermelho. Para estimar a diversidade genética foram analisados marcadores microssatélites selecionados com base em regiões de QTL para o teor de óleo em soja. Nestes estudos observou-se ampla variação quanto ao teor de óleo nos grãos e razoável diversidade genética entre os genótipos, sendo a PI181544 a mais divergente, seguida por Suprema. Os genótipos PI371610/Suprema e Suprema/CD01RR8384 mostraram distância genética e maiores teores de óleo nos grãos. Já as cultivares Suprema e CD01RR8384 tiveram os mais altos teores de óleo e se mostraram pouco relacionadas geneticamente. Estes genótipos são progenitores promissores para a seleção de alto teor de óleo em soja.

Palavras-chave : Glycine max; genótipos; variabilidade genética.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )