SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número6Etefom e épocas de poda no crescimento de videira rústicaDesempenho qualitativo de cultivares de alface em quatro épocas do ano em Mossoró, Rio Grande do Norte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

SILVA, Marlon Jocimar Rodrigues da et al. Produção e qualidade de fruto de bananeiras ‘Pacovan Ken’ e genótipo PA94-01 por dois ciclos produtivos. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.6, pp.836-842. ISSN 0034-737X.  https://doi.org/10.1590/0034-737x201663060013.

A avaliação de genótipos tetraploides, oriundos de cruzamentos entre cultivares comerciais triploides e diploides, melhorados ou selvagens, tem sido feita visando a solucionar os problemas tradicionais dos cultivares tipo Prata, como a susceptibilidade à pragas e doenças. Objetivou-se avaliar a produção e a qualidade de frutos de bananeiras ‘Pacovan Ken’ e do genótipo PA94-01, durante o primeiro e o segundo ciclos de produção, no Submédio do Vale do São Francisco. As mudas foram produzidas pelo processo de cultura de tecidos e transplantadas para o campo com seis meses de idade, tendo sido cultivadas no espaçamento de 3 m x 3 m. Nos dois ciclos foram avaliadas as seguintes variáveis: número de dias entre plantio e colheita, altura de planta, perímetro do pseudocaule, número de folhas adultas, massa fresca do cacho, número de pencas e de frutos por cacho, massa fresca da segunda penca, número, comprimento e diâmetro de frutos da segunda penca, relação polpa/casca, firmeza, pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e relação SS/AT. O genótipo PA94-01 apresentou plantas mais vigorosas e com melhores características produtivas nos dois ciclos de produção. Todavia a duração do ciclo e as características físicas e químicas de frutos foram semelhantes às dos frutos da ‘Pacovan Ken’.

Palavras-chave : Musa sp.; tetraploides; desempenho agronômico; Vale do São Francisco..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )