SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Estudo comparativo da anestesia epidural em cães por peso ou distância ocipto-coccígea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

LIMA, Lucas Kennedy Silva et al. Produção de mudas de aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva Allemão) em resíduos orgânicos. Rev. Ceres [online]. 2017, vol.64, n.1, pp.1-11. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201764010001.

A aroeira é uma espécie de grande importância devido às diversas utilidades de sua madeira. Entretanto, encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção, em virtude da exploração predatória. Diante da baixa tecnologia empregada na produção de mudas, este trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento de mudas de aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva Allemão), utilizando diferentes resíduos orgânicos em diferentes concentrações. Foram usados, como substratos, esterco bovino, esterco ovino, húmus de minhoca, resíduo oriundo do processo de torrefação do café e solo. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 4 (resíduos orgânicos x níveis de resíduo), constituído por 16 tratamentos e cinco repetições. Resultados superiores foram alcançados quando utilizado o esterco ovino, para o índice de qualidade de Dickson, massa seca da raiz e massa seca total, com máxima eficiência na concentração de 66%. Para as demais variáveis, não foi observada variação na comparação com o húmus de minhoca. O resíduo de café provocou efeito alelopático, mesmo nas menores concentrações, não sendo recomendado para formulação de substrato. Na maioria das variáveis, o esterco bovino comportou-se de forma intermediária, com decréscimo das variáveis, decorrentes das concentrações. O esterco de ovino e o húmus de minhoca são recomendados para produção de mudas de aroeira nas concentrações de 66 e 33%, respectivamente.

Palavras-chave : esterco ovino; resíduo de café; substratos; alelopatia; reflorestamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )