SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2Qualidade da carne de cordeiros Corriedale brancos e naturalmente coloridos criados no Bioma PampaÍndices fisiológicos do arroz irrigado afetados pela inundação e fertilização nitrogenada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

SCHMILDT, Edilson Romais et al. Dimensionamento amostral para analisar caracteres físicos e químicos de frutos de maracujá-fedorento. Rev. Ceres [online]. 2017, vol.64, n.2, pp.115-121. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201764020002.

Objetivou-se, com este trabalho, determinar o tamanho de amostra para análise de caracteres físicos e químicos de frutos maduros de maracujá-fedorento (Passiflora foetida). Foram colhidos, aleatoriamente, 150 frutos de plantas cultivadas em casa de vegetação. Em laboratório, esses frutos foram mensurados quanto a 12 caracteres (comprimento longitudinal; diâmetro equatorial; massa de fruto; massa de casca; massa de polpa; rendimento de polpa; peso de sementes por fruto; número de sementes por fruto; massa de sementes por fruto; acidez titulável; sólidos solúveis e ratio), sendo calculadas as medidas de tendência central e de dispersão e verificada sua normalidade. Determinou-se o intervalo de confiança bootstrap percentil, a partir da simulação de tamanho 4.000, para 150 tamanhos de amostra (1, 2, ..., 150 frutos) de cada caractere mensurado. Os caracteres físicos e químicos analisados em frutos maduros de P. foetida apresentam diferentes precisões experimentais e requerem diferentes tamanhos de amostra. Para o comprimento longitudinal, por exemplo, o diâmetro equatorial e a relação entre estes, seis frutos são suficientes para a estimação da média com um erro de estimação de 5% da média. Se forem considerados todos os caracteres físicos e químicos de frutos maduros, analisados neste trabalho, são necessários no mínimo 39 frutos, assumindo-se erro de 10% da estimativa da média.

Palavras-chave : Passiflora foetida var. glaziovii Killip; planejamento experimental; amostragem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )