SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue2Culinary and nutritional quality of common bean lines with Carioca grain type and interaction with environmentsElephant grass silage added with pineapple peel author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737XOn-line version ISSN 2177-3491

Abstract

BENIN, Giovani et al. Seleção ambiente-específica de genótipos para rendimento de grãos e responsividade à aplicação de fungicida em trigo. Rev. Ceres [online]. 2017, vol.64, n.2, pp.167-175. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201764020009.

A seleção de genótipos resistentes a doenças é uma meta prioritária dos programas de melhoramento genético de trigo (Triticum aestivum L.). Mas, devido não existir genótipos resistentes à todas as doenças e a forte influência do ambiente no nível de resistência dos genótipos, o uso de fungicidas é necessário no cultivo do trigo. O objetivo deste estudo foi comparar o ganho em produtividade e a eficiência da seleção de genótipos de trigo devido à aplicação de fungicida em ensaios realizados em diferentes locais e anos de cultivo. Foram utilizados dados de produtividade de grãos de 816 genótipos de trigo avaliados em 248 ensaios de competição, em oito locais, nas safras agrícolas de 2004 a 2012. O ganho com a aplicação de fungicida para um dado genótipo foi estimado pela diferença entre a produtividade das parcelas que receberam fungicida e o tratamento controle. Os maiores ganhos com a aplicação de fungicida foram observados em locais que apresentam menores temperaturas médias e maiores indíces pluviométricos, tais como Campo Mourão, Castro, Não-Me-Toque e Guarapuava. Já os menores ganhos com a aplicação de fungicidas ocorreram em Dourados e Palotina, ambientes que geralmente impõem estresses hídricos a cultura e que possuem temperaturas médias mais elevadas. O efeito de anos de cultivo resultou em incrementos de produtividade devido a aplicação de fungicida que variaram de 16,9 a 60,7%. A seleção e a avaliação da resposta à aplicação de fungicida em trigo deve ser ambiente-específica, buscando maximizar o aproveitamento da interação genótipo x ambiente.

Keywords : Triticum aestivum L.; interação genótipo x ambiente; seleção de genótipos; resistência a doenças..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )