SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Residual action of pesticides sprayed on corn plants on Trichogramma pretiosumJoint use of fungicides, insecticides and inoculants in the treatment of soybean seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737XOn-line version ISSN 2177-3491

Abstract

GIL, Joaquín Guillermo Ramírez; TAMAYO, Pablo Julián  and  MORALES, Juan Gonzalo. Identificação e patogenicidade de microorganismos que afetam maracujá roxo na Colômbia. Rev. Ceres [online]. 2017, vol.64, n.3, pp.250-257. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201764030005.

O Maracujá roxo (Passiflora edulis f. edulis Sims, conhecido na Colômbia como gulupa) é uma cultura cada vez mais importante na Colômbia, como visto por um aumento da área de cultivo. Esta proeminência recente coincide com o baixo número de tecnologias existentes relacionadas ao cultivo da fruta, resultando em falta de conhecimento sobre seus patógenos associados e da ausência de testes de diagnóstico rápido e preciso. Com o objetivo de determinar a patogenicidade de microorganismos distintos isolados de amostras de maracujá roxo, alguns dos quais não tinham sido previamente relatados na Colômbia. A amostragem foi realizada em sete lotes localizados em duas regiões de Antioquia Colômbia. Através da utilização de sintomatologia campo, o isolamento de microorganismos, as características morfológicas, a análise molecular e testes de patogenicidade, a espécies de agentes patogénicos Phytophthora nicotianae var. parasitica, Colletotrichum gloeosporioides sensu lato e Phytophthora drechsleri foram identificados pela primeira vez na Colômbia. Estes causam lesões nos frutos, com uma incidência de 10,9, 7,6 e 2,8%, respectivamente. Este é também o primeiro relatório em nível global de Phytophthora drechsleri causando uma doença nesta espécie de planta.

Keywords : doenças gulupa; Phytopthora nicotianae var. parasitica; Colletotrichum gloeosporioides sensu lato; Phytophthora drechsleri..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )