SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Identification and pathogenicity of microorganisms affecting purple passion fruit in ColombiaTropical maize selection indexes genotypes for efficiency in use of nutrients: phosphorus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737XOn-line version ISSN 2177-3491

Abstract

GOMES, Yara Cristiane Buhl; DALCHIAVON, Flávio Carlos  and  VALADAO, Franciele Caroline de Assis. Uso conjunto de fungicidas, inseticidas e inoculante no tratamento de sementes de soja. Rev. Ceres [online]. 2017, vol.64, n.3, pp.258-265. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201764030006.

Nos últimos anos têm surgido relatos sobre a interferência da aplicação de defensivos agrícolas em conjunto com a inoculação das sementes de soja na sobrevivência dos Bradyrhizobium. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do uso conjunto de fungicidas, inseticidas e inoculante no tratamento de sementes de soja sobre vários parâmetros da nodulação de Bradyrhizobium na soja e, também, em características de produtividade da cultura. O experimento foi realizado durante a safra 2013/2014 no campo experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis. A semeadura foi realizada em vasos, com a variedade TMG 133 RR. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 4 + 1, sendo quatro fungicidas (1: fludioxonil + metalaxil-M, 2: carboxina + thiram, 3: difeconazol e 4: carbendazim + thiram), quatro inseticidas (1: fipronil 250 SC, 2: thiamethoxam, 3: imidacloprido + tiodicarpe e 4: imodacloprido 600 FC) e um inoculante (SEMIA 5079 e SEMIA 5080), comum a todos os tratamentos, com três repetições. O experimento não foi repetido. A aplicação conjunta de fungicida e inseticida com inoculante não prejudica a nodulação, o teor de N foliar e crescimento vegetativo das plantas, assim como as massas de grãos por planta e de 100 grãos. O uso das misturas carbendazim + thiram com fipronil e carbendazim + thiram com imidacloprido proporciona menor número de vagens por planta e de grãos por planta, refletindo em reduções na produção de grãos de soja. Desta forma, o fungicida carbendazim + thiram, independentemente do inseticida aplicado combinado, é o mais prejudicial aos Bradyrhizobium spp.

Keywords : Bradyrhizobium ssp; fixação biológica de nitrogênio; Glycine max L. Merrill; nodulação; produtividade de grãos..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )