SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Production and quality of Urochloa decumbens (stapf) r.d. webster forage co-related to the physical and chemical properties of the soil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737XOn-line version ISSN 2177-3491

Abstract

SILVA, Deivisson Ferreira da et al. Volatilização de amônia do solo após doses de ureia com inibidores de urease e nitrificação na cultura do abacaxi. Rev. Ceres [online]. 2017, vol.64, n.3, pp.327-335. ISSN 0034-737X.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201764030014.

Os inibidores de urease N-(n-butil) tiofosfóricotriamida (NBPT) e nitrificação dicianodiamida (DCD) minimizam as perdas de nitrogênio (N) pela volatilização da amônia (NH3), por redução da velocidade de hidrólise da ureia e conversão de amônio em nitrato, respectivamente. O objetivo deste estudo foi avaliar as perdas de N do solo por volatilização, após a adição de doses de N, na forma de ureia combinada com inibidores de urease e de nitrificação, no semiárido mineiro. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com três repetições, em esquema fatorial 4 x 5 x 7, constituídos por: quatro combinações de ureia com inibidores (ureia comum; ureia + NBPT; ureia + DCD e, ureia + NBPT + DCD), cinco doses de N (0,0; 3,7; 7,4; 11,1 e 14,8 g/planta) e sete tempos de avaliação (3, 6, 9, 12, 15, 18 e 21 dias) após a aplicação, em cobertura, no cultivo de abacaxi irrigado. Foram avaliadas as perdas de amônia e o pH em torno do grânulo de ureia. O inibidor de urease (ureia + NBPT) foi mais eficiente nas menores doses de nitrogênio, além de reduzir e atrasar os períodos de volatilização de N-NH3 e também diminuir o pH do solo, por causa, provavelmente da maior nitrificação e, ou, do aumento da taxa de decomposição da matéria orgânica do solo (MOS), pela maior disponibilidade de N em comparação aos tratamentos com ureia e ureia + DCD. O aumento das doses de nitrogênio reduziu as perdas relativas de N por volatilização, graças à maior saturação dos sítios de ação da enzima urease.

Keywords : nitrogênio; fertilizantes estabilizados; NBPT; DCD.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )