Acessibilidade / Reportar erro

Potencial de híbridos e populações segregantes de abóbora para teor de óleo nas sementes e plantas com crescimento do tipo moita 1 Este trabalho é parte da dissertação de mestrado da primeira autora.

Potential of hybrids and segregating populations of pumpkin for oil content in seeds and shrub-type plants

RESUMO

O objetivo deste estudo foi caracterizar e avaliar populações híbridas e segregantes, provenientes de cruzamentos entre acessos de Cucurbita moschata, com potencial oleaginoso, e cultivares que apresentam o gene para crescimento do tipo moita (Bush), visando à obtenção de genótipos com elevado teor de óleo nas sementes e com crescimento da planta do tipo moita. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições. Cada repetição foi constituída por cinco plantas dos acessos BGH-7319 e BGH-7765, dos cultivares Piramoita e Tronco Verde e dos híbridos F1 (BGH-7319 x Piramoita, BGH-7319 x Tronco Verde, BGH-7765 x Tronco Verde), sendo consideradas as três plantas centrais das parcelas como úteis. Para cada uma das três populações F2 (‘População 1 F2’, ‘População 2 F2’, ‘População 3 F2’), 30 plantas foram avaliadas. Foram utilizados 28 descritores fenotípicos, sendo nove relativos à fase vegetativa das plantas, 12 referentes aos frutos e sete às sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos contrastadas com as médias das testemunhas, a 5% de probabilidade, pelo teste Dunnett. Na predição do potencial das populações para obtenção de linhagens superiores, foi utilizada a metodologia de Jinks & Pooni (1976). O híbrido BGH-7319 x Tronco Verde destaca-se para os caracteres massa de sementes por fruto, massa de cem sementes, comprimento, largura e espessura da semente, sendo considerada promissora quanto ao teor de óleo nas sementes. A ‘População 2 F2’ derivada do cruzamento entre os genitores BGH-7319 e Tronco Verde foi considerada a mais promissora para planta com crescimento do tipo moita.

Palavras-chave:
Cucurbita moschata Duch.; pré-melhoramento; gene de crescimento do tipo moita.

Universidade Federal de Viçosa Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000 Viçosa, Minas Gerais Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3612-2078 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: ceres@ufv.br