SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Desempenho de genótipos de arroz tolerantes a baixo nível de fósforo sob deficiência hídricaDesempenho inicial do milho em resposta a ácidos húmicos e bactérias promotoras de crescimento vegetal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

MILAGRES, Carla do Carmo et al. Índices de nitrogênio e modelo para prognosticar a produção de tubérculos de batata. Rev. Ceres [online]. 2018, vol.65, n.3, pp.261-270. ISSN 0034-737X.  https://doi.org/10.1590/0034-737x201865030006.

A utilização de índices constitui ferramenta prática e importante para o manejo da adubação nitrogenada, na cultura da batata e, ainda, pode prognosticar a produtividade de tubérculos. Assim, objetivou-se avaliar o efeito do parcelamento do fertilizante nitrogenado sobre índices de nitrogênio (N) em plantas de batata, bem como estabelecer um modelo para o prognóstico da produtividade de tubérculos. Foram utilizados os cultivares Ágata e Asterix em dois experimentos independentes. Os tratamentos foram: T1 - controle, sem adubação nitrogenada, T2- 50% da dose no plantio + 50% aos 22 dias após a emergência (DAE) e T3 - dose única no plantio. Foi utilizada a ureia como fonte de N e a dose total aplicada foi de 220 kg ha-1 de N. Os índices avaliados foram: clorofila (CHL), flavonóis (FLV), balanço de N (NBI), determinados, com o Dualex e SPAD, na quarta folha completamente desenvolvida, aos 10, 21, 34, 48, 62 e 76 DAE. As doses e o parcelamento do N interferiram nos índices avaliados, sendo que os valores de SPAD, CHL e NBI decresceram com a idade da planta, enquanto houve aumento dos valores de FLV, para ambos os cultivares. O índice CHL é o mais indicado para estimar indiretamente o teor de nitrato na seiva do pecíolo, o teor de N na matéria seca e a quantidade de N acumulada na quarta folha. Tanto o índice SPAD quanto o índice CHL podem prognosticar a produtividade final de tubérculos de batata e foi estabelecido um modelo utilizando esses índices.

Palavras-chave : Solanum tuberosum L.; SPAD; Dualex; Asterix; Ágata.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )