SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número5Habilidade competitiva e biológica do consórcio beterraba com caupi-hortaliça proveniente de adubação verde e de arranjos espaciaisResposta da soja ao gesso agrícola em plantio direto no Paraguai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

COSTA, Lidiane Martins da  e  DRESCHER, Marta Sandra. Implicações do manejo agropecuário sobre a fauna epigeica e propriedades físicas de um Latossolo argiloso. Rev. Ceres [online]. 2018, vol.65, n.5, pp.443-449. ISSN 2177-3491.  https://doi.org/10.1590/0034-737x201865050009.

O uso intensivo da terra alicerçado em práticas não conservacionistas, tem contribuído para a redução da qualidade do solo. Nesse sentido, o trabalho objetiva avaliar a influência de sistemas de produção agropecuária praticados em Latossolo argiloso no noroeste do estado do Rio Grande do Sul sobre a fauna epigeica e propriedades físicas do solo. Os tratamentos foram compostos pelo uso do solo com campo nativo, pastagem perene, transição, sistema integração lavoura pecuária, plantio direto e sistema plantio direto. A fauna epigeica foi avaliada pela instalação de sete armadilhas por tratamento. As propriedades físicas de densidade, porosidade total, microporosidade, macroporosidade e resistência do solo a penetração, foram avaliadas em amostras com estrutura indeformada nas profundidades de 0- 0.07, 0.07-0.15 e 0,15 a 0,22 m, com quatro repetições. Os resultados obtidos indicaram que o uso do solo apenas agrícola reduziu à abundância de organismos em comparação a integração lavoura-pecuária. A conversão do Bioma Pampa para lavoura alterou as propriedades físicas e biológicas do solo, com a área de transição apresentando características intermediárias aos dois ambientes. O pastejo em áreas remanescentes do Bioma Pampa, sem estratégias de melhoramento do campo nativo, diminuiu a abundância e riqueza de espécies. O Plantio Direto e Sistema Plantio Direto promoveram a compactação da camada entre 0,07 a 0,15 m do Latossolo argiloso.

Palavras-chave : perturbações antrópicas; qualidade do solo; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )