SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Governança e cidadania empresarial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Resumo

MACADA, Antonio Carlos Gastaud  e  BECKER, João Luiz. O impacto da tecnologia de informação na estratégia dos bancos. Rev. adm. empres. [online]. 2001, vol.41, n.4, pp.87-97. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902001000400010.

O potencial da Tecnologia de Informação (TI) em capacitar e sustentar estratégias e sucesso organizacional está centrado na capacidade de seus dirigentes perceberem o valor e os impactos dos investimentos em TI nos negócios. Neste artigo, analisam-se as percepções dos executivos de bancos brasileiros e norte-americanos quanto aos impactos da TI nas variáveis estratégicas organizacionais. O estudo revela semelhança de percepção entre executivos brasileiros e norte-americanos e também entre executivos das áreas de TI e de outras áreas. Quatro variáveis afetadas pela TI são os principais determinantes da competitividade na indústria bancária: requisitos de governos e países; clientes; estrutura de custos e capacidade; produtos e serviços.

Palavras-chave : TI; investimentos em TI; impacto da TI; bancos; competitividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons