SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Conhecendo o "valor do cliente" de um jornal on-line author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

SILVA, José Roberto Gomes da  and  VERGARA, Sylvia Constant. Sentimentos, subjetividade e supostasresistências à mudança organizacional. Rev. adm. empres. [online]. 2003, vol.43, n.3, pp. 10-21. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902003000300002.

Diversos textos sobre gestão da mudança organizacional abordam o tema quase exclusivamente sob a ótica do planejamento, procurando fornecer respostas sobre como fazer com que a organização tenha sucesso na estratégia de mudança intencional ao promover a coesão de esforços e vencer as supostas resistências humanas. Pouca atenção tem sido dedicada aos sentimentos dos indivíduos, aos significados que eles atribuem às mudanças e às chances de que eles se constituam como sujeitos nesse contexto. A pesquisa aqui apresentada, realizada em cinco organizações no Rio de Janeiro, objetiva preencher essa lacuna. Foram entrevistados 75 empregados que participaram de grandes mudanças nessas organizações. Os resultados apontam para a fragilidade de alguns mitos acerca do conceito de resistência e sugerem a possibilidade de tornar a mudança menos traumática para os indivíduos por meio das oportunidades criadas para que eles se constituam como sujeitos e construam um significado para sua atuação no novo contexto.

Keywords : Mudança organizacional; resistências; subjetivação; construção de significado; sentimentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese