SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Conhecendo o "valor do cliente" de um jornal on-lineEstrutura de governança e valor das companhias abertas brasileiras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

MOORI, Roberto Giro  and  SILVA, Rubens Vieira da. Gestão do custo da qualidade nas empresas químicas do Brasil. Rev. adm. empres. [online]. 2003, vol.43, n.3, pp. 36-49. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902003000300004.

Este artigo trata da análise do sistema de gestão do custo da qualidade nas indústrias químicas associadas à Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química e de Produtos Derivados). Os dados coletados foram tratados pelas técnicas da estatística descritiva e da análise fatorial. Os resultados evidenciaram que o sistema de gestão do custo da qualidade: a) em 39% das empresas estava incorporado ao sistema de gestão de negócios; b) não era utilizado como ferramenta de apoio para as decisões estratégicas; c) tinha a categoria de custo de falhas externas como a mais significativa; e d) não ocupava posição de destaque, mesmo para empresas que tinham sistema de garantia da qualidade implantado. Esses fatos revelaram oportunidades para o aprimoramento dos processos de gestão e de valorização profissional voltados para a qualidade, objetivando a competitividade por meio da minimização dos custos operacionais ou pela maximização dos níveis da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Keywords : Gestão do custo da qualidade; Abiquim; custo de prevenção; custo de falhas; custo de avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese