SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3A crítica da gestão da diversidade nas organizaçõesEfeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Resumo

REGO, Arménio  e  SOUTO, Solange. Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas: um estudo luso-brasileiro. Rev. adm. empres. [online]. 2004, vol.44, n.3, pp. 30-43. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902004000300004.

Este artigo tem o objetivo de mostrar como as percepções dos indivíduos acerca de seis características organizacionais autentizóticas - espírito de camaradagem, credibilidade do superior, comunicação aberta com o superior, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, eqüidade e conciliação trabalho-família - explicam três dimensões do comprometimento organizacional. Na primeira fase, replicou-se estudo anterior, realizado em Portugal, com o objetivo de operacionalizar o construto das organizações autentizóticas. Na segunda fase, realizaram-se estudos confirmatórios, em Portugal e no Brasil. A evidência empírica salienta as boas propriedades psicométricas do construto e mostra como as variáveis autentizóticas explicam o comprometimento, sobretudo o componente afetivo. As dimensões autentizóticas mais relevantes são o espírito de camaradagem, a credibilidade do superior e as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Palavras-chave : Organizações autentizóticas; clima organizacional; comprometimento organizacional; saúde individual; saúde organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português