SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue2Participação acionária da administração e valoração no mercado: uma análise empírica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

JENSEN, Michael C.  and  MECKLING, William H.. Teoria da firma: comportamento dos administradores, custos de agência e estrutura de propriedade. Rev. adm. empres. [online]. 2008, vol.48, n.2, pp.87-125. ISSN 0034-7590.

Este artigo integra elementos da teoria da agência, da teoria dos direitos de propriedade e da teoria das finanças para desenvolver uma teoria da estrutura de propriedade da firma. Definimos o conceito de custos de agência, demonstramos a sua relação com a questão da "separação e controle", investigamos a natureza dos custos de agência resultantes da presença de capital de terceiros e capital próprio externo, demonstramos quem arca com esses custos e por quê, e investigamos o ótimo de Pareto para a sua existência. Também fornecemos uma definição de firma e mostramos como a nossa análise dos fatores que influenciam a criação e a emissão de capital de terceiros e os direitos sobre o capital próprio cobre um caso especial do lado da oferta no que se refere à  totalidade do problema dos mercados.

Keywords : Teoria da agência; custos de agência; estrutura de propriedade; estrutura de capital; direitos de propriedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License