SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Payment of dividends vs. the price of mature and expanding shares, according to Kohonen MapsStrategical and organizational determinants of the internationalization degree of Brazilian companies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

CUNHA, Valeriana  and  ZWICKER, Ronaldo. Antecedentes do relacionamento e da performance em empresas da cadeia de suprimentos: estruturação e aplicação de modelos de equações estruturais. Rev. adm. empres. [online]. 2009, vol.49, n.2, pp. 147-161. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902009000200003.

O relacionamento entre empresas constitui importante questão na gestão de cadeias de suprimentos. Vários aspectos relacionados ao fluxo e à troca de informações ao longo da cadeia são considerados como tendo influência decisiva no sucesso desse relacionamento. O objetivo central deste trabalho foi estruturar e testar alguns modelos de vínculos entre aspectos dessa natureza com o desempenho e com o relacionamento comprador-fornecedor na cadeia de suprimentos. Foram investigados aspectos pertinentes à comunicação e ao uso de tecnologia da informação no relacionamento entre as empresas. A relação do desempenho com o relacionamento também foi investigada. A pesquisa realizada foi calcada em dados empíricos apurados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram que alguns aspectos contribuem de forma significativa para o sucesso do relacionamento, enquanto outros, que a priori seriam considerados importantes, não evidenciam contribuição.

Keywords : Relacionamento; empresas; cadeia de suprimentos; comunicação; tecnologia da informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese