SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2The forerunners of relationship and performance in supply chain companies: structuring and applying structural equationsConditions and challenges for the rise of communities of practice in organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

HONORIO, Luiz Carlos. Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras. Rev. adm. empres. [online]. 2009, vol.49, n.2, pp. 162-175. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902009000200004.

Este artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram.

Keywords : Internacionalização; negócios internacionais; características organizacionais; processo de formação estratégica; grau de internacionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese