SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Conditions and challenges for the rise of communities of practice in organizationsMergers and acquisitions in Brazilian companies: value creation and operating synergies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

MENDES-DA-SILVA, Wesley; FERRAZ-ANDRADE, José Mauro; FAMA, Rubens  and  MALUF FILHO, Jorge Arnaldo. Disclosure via website corporativo: um exame de informações financeiras e de governança no mercado brasileiro. Rev. adm. empres. [online]. 2009, vol.49, n.2, pp. 190-205. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902009000200006.

Este artigo objetiva analisar a relação entre a disseminação voluntária de informações relevantes nos websites de empresas abertas com suas características, tendo como amostra 282 empresas não financeiras listadas na Bovespa. Com base na relevância de informações corporativas (financeira e de governança) avaliadas pelos intermediários de informações, que embasaram a constituição de índices ponderados de disclosure, os resultados sugerem que há maior disclosure: i) quanto maior a firma e quanto maior o retorno das ações da empresa; ii) em empresas de governança corporativa diferenciada; iii) em categorias de informações corporativas mais requeridas pelas agências de ratinge pelas corretoras; iv) em empresas mais endividadas.

Keywords : Disclosure; empresas brasileiras; governança corporativa; Internet; relações com investidores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese