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Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

HENRIQUE, Luiz Cláudio Junqueira  and  BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Busca da informação em marketing: a perspectiva da ciência da informação. Rev. adm. empres. [online]. 2009, vol.49, n.2, pp. 221-233. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902009000200008.

Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.

Keywords : Marketing; inovação; ciência da informação; gestão da informação; fontes de informação.

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