SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue3Involvement of the consumer in the product development processes: a qualitative study of consumer goods companiesSocial networks in the creation and death of companies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

On-line version ISSN 2178-938X

Abstract

BATISTA-DOS-SANTOS, Ana Cristina; ALLOUFA, Jomária Mata de Lima  and  NEPOMUCENO, Luciana Holanda. Epistemologia e metodologia para as pesquisas críticas em administração: leituras aproximadas de Horkheimer e Adorno. Rev. adm. empres. [online]. 2010, vol.50, n.3, pp. 312-324. ISSN 2178-938X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000300007.

Baseado em leituras de Horkheimer e Adorno, autores da chamada primeira geração da Escola de Frankfurt, o texto socializa compreensões sobre ontologia, epistemologia e metodologia crítica visando a contribuir com a prática de pesquisas críticas, de tradição frankfurtiana, no campo da Administração. Parte da discussão ontológica para fundamentar a perspectiva epistemológica frankfurtiana. Apresenta, então, dimensões epistemológicas críticas e propõe três pares categóricos dialéticos para a compreensão da realidade: naturalização versus história, sistema versus práxis social, alienação/dominação versus emancipação. O texto discute aspectos metodológicos e finaliza socializando um exemplo de pesquisa crítica, de tradição frankfurtiana, na Administração.

Keywords : Teoria crítica; ontologia; epistemologia; metodologia; pesquisa em administração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese