SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue3Involvement of the consumer in the product development processes: a qualitative study of consumer goods companiesSocial networks in the creation and death of companies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

On-line version ISSN 2178-938X

Abstract

BATISTA-DOS-SANTOS, Ana Cristina; ALLOUFA, Jomária Mata de Lima  and  NEPOMUCENO, Luciana Holanda. Epistemologia e metodologia para as pesquisas críticas em administração: leituras aproximadas de Horkheimer e Adorno. Rev. adm. empres. [online]. 2010, vol.50, n.3, pp.312-324. ISSN 2178-938X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000300007.

Baseado em leituras de Horkheimer e Adorno, autores da chamada primeira geração da Escola de Frankfurt, o texto socializa compreensões sobre ontologia, epistemologia e metodologia crítica visando a contribuir com a prática de pesquisas críticas, de tradição frankfurtiana, no campo da Administração. Parte da discussão ontológica para fundamentar a perspectiva epistemológica frankfurtiana. Apresenta, então, dimensões epistemológicas críticas e propõe três pares categóricos dialéticos para a compreensão da realidade: naturalização versus história, sistema versus práxis social, alienação/dominação versus emancipação. O texto discute aspectos metodológicos e finaliza socializando um exemplo de pesquisa crítica, de tradição frankfurtiana, na Administração.

Keywords : Teoria crítica; ontologia; epistemologia; metodologia; pesquisa em administração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License