SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue4How middle managers contribute to strategy formation process: connection of strategy processes and strategy practicesdevelopment and factor validation of the "Customer Relationship Scale" (CRS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

On-line version ISSN 2178-938X

Abstract

ALCADIPANI, Rafael  and  ROSA, Alexandre Reis. O pesquisador como o outro: uma leitura pós-colonial do "Borat" Brasileiro. Rev. adm. empres. [online]. 2010, vol.50, n.4, pp. 371-382. ISSN 2178-938X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000400003.

Neste artigo, discutimos a aplicação do método etnográfico na pesquisa científica em Administração. Especificamente, ele tem por objetivo analisar como diferenças de cunho colonial preservam hierarquias sociais que acabam se manifestando na prática desse gênero de pesquisa. Resultado de uma etnografia realizada em uma organização britânica, a análise aborda como o pesquisador brasileiro é percebido pelo pesquisado europeu. Para compreender essa relação, utilizamos a abordagem pós-colonial e sua crítica ao eurocentrismo e à sua pretensão de alcançar um conhecimento "universal". Os resultados permitem concluir que mesmo na função de pesquisador, o sujeito não europeu, ao tomar o sujeito europeu como o Outro da pesquisa, torna-se alvo de uma inversão que o desloca de volta para a posição do Outro, visto pela epistemologia tradicional como objeto de pesquisa do sujeito europeu.

Keywords : Pós-colonialismo; pesquisa qualitativa; etnografia; eurocentrismo; América Latina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese