SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue4Churn probability modelAttractiveness of free and open source software projects: theoretical importance and strategies for management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

On-line version ISSN 2178-938X

Abstract

ARAUJO, Uajara Pessoa; ANTONIALLI, Luiz Marcelo; BRITO, Mozar J. de  and  GUERRINI, Fábio Müller. Capital social em um consórcio de pesquisa. Rev. adm. empres. [online]. 2010, vol.50, n.4, pp. 411-423. ISSN 2178-938X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000400006.

Capital social é discutido no âmbito do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Café. O objetivo é investigar a viabilidade de utilizar o capital social como instrumento para explicar o gradiente de recursos do consórcio de que os pesquisadores conseguem se apropriar para seus projetos de pesquisa. Foi desenvolvida e aplicada uma métrica de capital social para testar a existência de correlação entre volume de recursos captado e volume de capital social. A análise sociométrica de escolhas preferenciais dos pesquisadores e a quantificação da participação desses cientistas em projetos do consórcio permitiram o cômputo de uma grandeza - capital social - que poderia vir a explicar metade da variação da verba obtida pelos cientistas responsáveis por projetos de pesquisa na rede.

Keywords : Capital social; rede colaborativa; consórcio de pesquisa; análise de redes sociais; pesquisa de café.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese