SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Can management and organization knowledge speak portuguese?RAE-eletrônica: exploration of archive in the light of bibliometrics, geoanalysis and social network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

MASCARENHAS, André Ofenhejm; ZAMBALDI, Felipe  and  MORAES, Edmilson Alves de. Rigor, relevância e desafios da academia em administração: tensões entre pesquisa e formação profissional. Rev. adm. empres. [online]. 2011, vol.51, n.3, pp. 265-279. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000300007.

Recuperamos a trajetória do ensino e da pesquisa em administração no Brasil para discutir desafios atuais quanto à construção da relevância da produção científica. A análise da trajetória da RAE revela tensões entre pesquisa e tradição da formação profissional, ou, ainda, entre rigor e relevância: de uma revista que refletiria o pensamento da FGV-EAESP, voltada à classe emergente dos administradores, carentes de conhecimento especializado e relevante, a uma ferramenta essencial ao debate e à divulgação científica, agora já no círculo acadêmico especializado. Essa inflexão caracterizou-se pela implantação progressiva de critérios e procedimentos acadêmicos e pela ênfase crescente no rigor teórico-metodológico. Porém, a questão da relevância e do impacto do conhecimento produzido sugere reflexões importantes à comunidade científica. Entre as questões que levantamos, estão: de que problemas tratamos? Como o fazemos? Quais as contribuições de nossos textos? Para quem escrevemos? Que diálogos promovemos junto a outras esferas da sociedade?

Keywords : Ensino e pesquisa em Administração; rigor; relevância; produção científica; periódicos acadêmicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese