SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1What the studies conducted in Brazil regarding dividend policy reveal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

BRANDAO, Luiz Eduardo Teixeira; BASTIAN-PINTO, Carlos de Lamare; GOMES, Leonardo Lima  and  SALGADO, Marina Schuabb. Incentivos governamentais em PPP: uma análise por opções reais. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.1, pp. 10-23. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000100002.

Em novembro de 2005, o Governo do Estado lançou edital de licitação para serviços de transporte de passageiros da Linha 4 do Metrô de São Paulo. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de opções reais para modelar o impacto dos incentivos governamentais existentes no contrato de concessão sobre o valor do projeto, determinar o grau de redução de risco obtido e o seu custo para o Estado. Os resultados indicam que estes incentivos são eficazes em reduzir o risco do projeto e aumentam o seu resultado em 36%, a um custo para o Estado de 5% do valor total do projeto. Adicionalmente, analisamos também a relação custo/benefício para o Estado de modelos alternativos de mitigação de risco e mostramos que, sem aumentar o custo para o Governo, a eficácia desse mecanismo pode ser incrementada aumentando-se o peso da parcela de garantia de demanda em relação à parcela de contraprestação.

Keywords : Parceiras público-privadas; desenho de incentivos; garantia de demanda; opções reais; avaliação de projetos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese