SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1What the studies conducted in Brazil regarding dividend policy reveal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

BRANDAO, Luiz Eduardo Teixeira; BASTIAN-PINTO, Carlos de Lamare; GOMES, Leonardo Lima  and  SALGADO, Marina Schuabb. Incentivos governamentais em PPP: uma análise por opções reais. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.1, pp. 10-23. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000100002.

Em novembro de 2005, o Governo do Estado lançou edital de licitação para serviços de transporte de passageiros da Linha 4 do Metrô de São Paulo. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de opções reais para modelar o impacto dos incentivos governamentais existentes no contrato de concessão sobre o valor do projeto, determinar o grau de redução de risco obtido e o seu custo para o Estado. Os resultados indicam que estes incentivos são eficazes em reduzir o risco do projeto e aumentam o seu resultado em 36%, a um custo para o Estado de 5% do valor total do projeto. Adicionalmente, analisamos também a relação custo/benefício para o Estado de modelos alternativos de mitigação de risco e mostramos que, sem aumentar o custo para o Governo, a eficácia desse mecanismo pode ser incrementada aumentando-se o peso da parcela de garantia de demanda em relação à parcela de contraprestação.

Keywords : Parceiras público-privadas; desenho de incentivos; garantia de demanda; opções reais; avaliação de projetos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese