SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1What the studies conducted in Brazil regarding dividend policy revealKey factors in working capital management in the Brazilian market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

AGUIAR, Andson Braga de; TEIXEIRA, Aridelmo J. C.; NOSSA, Valcemiro  and  GONZAGA, Rosimeire Pimentel. Associação entre sistema de incentivos gerenciais e práticas de contabilidade gerencial. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.1, pp. 40-54. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000100004.

O princípio da controlabilidade prevê que os gestores deveriam ser avaliados com base em fatores controláveis. Consequentemente, os incentivos gerenciais estariam relacionados a práticas de contabilidade gerencial capazes de evitar que os gestores sejam responsabilizados por resultados financeiros além do controle gerencial, tais como análise por centro de responsabilidade, custo padrão, preço de transferência, orçamento e avaliação de desempenho. Este artigo desenvolve um estudo de campo para investigar se há relação entre a presença de incentivos gerenciais e as práticas de contabilidade gerencial associadas ao princípio da controlabilidade. Entrevistas in loco foram realizadas para a coleta de dados em nível organizacional e testes estatísticos não paramétricos foram utilizados para a análise dos dados. Entre as práticas de contabilidade gerencial examinadas, os resultados sugerem que apenas orçamento anual, análise por centro de responsabilidade e avaliação de desempenho estão associados à presença de sistemas de incentivos nas empresas entrevistadas.

Keywords : Controle gerencial; práticas de contabilidade gerencial; avaliação de desempenho; sistemas de incentivo gerencial; controlabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese