SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Key factors in working capital management in the Brazilian marketEntradas and Bandeiras: the inland-bound strategy of fast food chains author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

BRITO, Renata Peregrino de  and  BRITO, Luiz Artur Ledur. Vantagem competitiva, criação de valor e seus efeitos sobre o desempenho. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.1, pp. 70-84. ISSN 0034-7590.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000100006.

A vantagem competitiva é a principal hipótese para explicar a heterogeneidade do desempenho entre as empresas. No entanto, vantagem competitiva é frequentemente tratada empiricamente como rentabilidade superior simplesmente, desprezando as demais implicações para o desempenho das empresas. Sob esse prisma, este trabalho desenvolve uma métrica para vantagem competitiva e pela avaliação de seus efeitos sobre o desempenho financeiro, combinando as curvas de lucratividade e de crescimento em participação de mercado. Por meio de um modelo multinível, são isolados os resultados individuais de cada empresa e posteriormente testados em relação à média dos seus setores. O modelo é aplicado a amostras de empresas americanas (Compustat), em quatro intervalos de tempo, ao longo do período de 1990 a 2009. Os resultados permitem identificar diferentes configurações de competitividade, com 16% de empresas em posição de vantagem e outros 16,5% em desvantagem (2005-2009), sendo que o teste para os demais intervalos demonstrou estabilidade dos resultados.

Keywords : Vantagem competitiva; criação de valor; crescimento; lucratividade; análise multinível.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese